Pesquisar

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15)


Estão em Copenhagen desde ontem os negociadores do clima e líderes mundiais de 192 países, que pelas próximas duas semanas, vão elaborar um pacote de medidas para combater o aquecimento global e ajudar suas vítimas. Tentarão fixar metas para controlar as emissões de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, incluindo os dois principais emissores, China e EUA.Uma questão principal é a redução das emissões de gases de efeito estufa, que os cientistas culpam pelo aumento das temperaturas registrado nas décadas recentes. Outra proposta é acordar que os países ricos paguem para ajudar as nações pobres a lidar com as mudanças climáticas.

Os EUA e o Aquecimento Global


    De 1990 a 2007 os EUA aumentaram em 16,5% o nível de emissão de gases do efeito estufa, chagando a mais de 7 milhões de toneladas/ano ou 20 toneladas/ano por pessoa.

  O custo da energia que movimenta a economia esta diretamente ligado com a emissão de gases poluentes. O dióxido de carbono vem da queima de carvão e de gás natural, para produzir a energia usada nas industrias e nas casas dos americanos, além disso conta também como agravante os combustiveis dos grandes e nada econômicos carros americanos, que devido aos baixos impostos, o preço é muito baixo ainda mais quando comparado aos danos causados ao meio ambiente.
  O presidente Barack Obama propôs um corte significativo nas emissões de carbono. Para o diretor do programa das Nações Unidas para o desenvolvimento,Olav Kjorven, "mudar pode ser difícil em um país que precisa aprender a não desperdiçar energia". De fato como ocorreu em Nova York, onde o prefeito Michael Bloomberg foi reeleito com a promessa de preservar o meio ambiente, assim 22 mil prédios teriam que se adaptar aos novos tempos, utilizando energia solar, coletando água das chuvas, realizando reformas para aproveitar mais a luz natural, entre outras medidas. Mas com a reclamação dos empresários, Michael Bloomberg teve voltou atrás, e as mudanças não serão mais obrigatórias, quem quiser preservar o meio ambiente que as façam.


Brasil – Propostas em Copenhagen





  O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países que mais poluem o meio ambiente, só perde para a Índia, EUA e a China que ocupa o primeiro lugar.



  Foram definidas metas para tentar reverter esse quadro de destruição ambiental. Essas metas estão definidas no Plano de Mudanças Climáticas, que ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados. Mas para virar lei tem que ser sancionado pelo presidente Lula. São elas:



• diminuir 39% a emissão de gases que provocam o efeito estufa;

• reduzir 80% o desmatamento da floresta amazônica até 2020;

• conter até 40% a destruição do cerrado



  Metas voluntárias:



• dobrar as áreas das florestas plantadas;

• aumentar em 11% o consumo de álcool com combustível;

• trocar as geladeiras antigas, 1milhão/ano;

• ampliar a reciclagem de lixo nas cidades.



  O ministério do Meio Ambiente calcula que sejam necessários 98 bilhões de reais para cumprir todas as metas. O Brasil espera a contribuição dos países ricos.

  A delegação brasileira conta com 700 pessoas, entre elas estão ministros, parlamentares, senadores e empresários.

  A Cop-15 começou dia 07 desse mês e vai até dia 18. Mais uma esperança de vários governos, ONGs, empresas e pessoas interessadas em resolver as ameaças contra o meio ambiente e a sobrevivência da civilização humana.

Nenhum comentário: