Pesquisar

domingo, 13 de dezembro de 2009


História das Coréias


Fundação


Os coreanos descendem de tribos migratórias do centro e do norte da

Ásia. O primeiro reino foi fundado em 2333 a.C, após uma aliança de diferentes tribos da região. Dan-Gun, o fundador desse reino, é considerado o pai da civilização coreana.

País foi dominado pela China até o século XX. Em 1910, o Japão anexou a península a seus domínios após vencer a guerra contra a Rússia(1904-1905).

Os japoneses impuseram a Coréia uma feroz dominação. O ensino do idioma foi substituído pelo japonês e houve uma brutal repressão militar no país.


Independência

Com a desculpa de “garantir a liberdade da Coréia”, no final da 2ª Guerra Mundial, os EUA passaram a administrar a parte sul do país, enquanto os soviéticos ocuparam a região mais ao norte, a partir do paralelo 38.

Sem um acordo entre os dois países (EUA e Rússia), que concordavam com a independência da Coréia, a ONU ficou responsável, e em 1948 ficou decidido que a Coréia ficaria dividida em duas nações (politicamente opostas).

No dia 25 de Junho de 1950, o exército da Coréia do Norte atacou as bases militares do sul, dando início à guerra da Coréia. Em poucas semanas, o norte já havia dominado quase toda a península.

Exigindo que a ONU tomasse uma providência, os EUA entraram na guerra vestindo o uniforme das Nações Unidas. As tropas americanas e sul-coreanas conseguiram brecar o avanço dos norte-coreanos na cidade de Pusan, no extremo sul da península. Depois avançaram para o norte, até a fronteira com a China. Motivo pelo qual os chineses ajudaram os norte-coreanos a empurrarem as tropas americanas e sul-coreanas para o sul novamente.

Após a conquista de Seul pelos sul-coreanos, os ataques cessaram no dia 27 de julho de 1953.

A guerra provocou a morte de 3 milhões de coreanos, cerca de 1 milhão de chineses e 50 mil americanos. Deixando milhares de desabrigados.


Coréia do Sul


Ao final da guerra o PIB da Coréia do Sul era comparável ao das nações mais pobres da África. Hoje, a Coréia do Sul tem um padrão de vida semelhante ao de alguns países europeus. Um caso de sucesso entre os países em desenvolvimento.



Coréia do Norte


Já a Coréia do Norte, além do programa nuclear que continua provocando atritos com a comunidade internacional, promoveu o empobrecimento da população com o isolamento do país e seu governo comunista e política militarista. Embora argumentem que não há analfabetos no país, e o sistema de saúde estatal atende toda a população.

Nenhum comentário: