Pesquisar

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Presidente Lula é aplaudido em discurso na Conferência do Clima



Nessa sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aplaudido na plenária da COP-15 por mais de duas vezes, onde ele disse:


“O dinheiro que vai ser colocado na mesa é o pagamento das emisssões de gases de feito estufa de dois séculos de quem teve o privilegio de se industrializar primeiro”


Segundo o presidente o Brasil teve uma posição muito ousada, onde estipulamos metas a serem cumpridas até 2020, assumindo um compromisso aprovado no Congresso Nacional reduzindo as emissões de gases do efeito estufa, baseados na mudança no sistema da agricultura, mudança no sistema siderúrgico, e mudança e aprimoramento das matrizes energéticas, além da redução no desmatamento da Amazônia.


Afirma que todos tem consciência que só é possível o acordo com o compromisso sério de atingir as metas, mantendo os princípios do Protocolo de Kyoto e da Convenção-Quadro das Nações Unidas.


Disse também que a COP-15 não é só para se discutir a questão do clima, mas também a possibilidade de desenvolvimento e oportunidade para todos os países.


Expressa a preocupação em que o investimento seja realizado nos países mais pobres e, em se preservar o direito dos países que forem beneficiados de realizar sua própria fiscalização além de não sofrer a invasão dos países “colaboradores”.


Finaliza dizendo que o Brasil não foi a Copenhague para barganhar, e que está disposto a ajudar além de arcar com as despesas de suas metas sozinho. Espera um acordo em que se trabalhem países ricos e pobres em conjunto para a “preservar o futuro do planeta terra sem o sacrifício de sua principal espécie, que são homens, mulheres e crianças”.

Nenhum comentário: