Pesquisar

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti



Localizado na América Central, o Haiti é um dos países do Caribe, e faz fronteira com a República Dominicana. Próximo das Bahamas e de Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste.
Sua capital e cidade mais populosa é Porto Príncipe. A língua oficial é o francês e o crioulo, e o inglês é cada vez mais falado entre os jovens e o setor empresarial. Pois foi colonizado pela França, e conseguiu sua independência em 01 de janeiro de 1804. É uma República semipresidencialista.
Com uma população de quase 10 milhões de pessoas, é o país mais pobre do continente americano. Cerca de 90% dos haitianos são de ascendência africana, e o resto da população é principalmente mulata, de ascendência mista caucasiana-africana. Uma minúscula minoria tem sangue europeu.
A religião do estado é o catolicismo romano, professada pela maioria da população. Uma parte se converteu ao protestantismo, e alguns haitianos praticam tradições vodu, sem ver conflitos com a fé cristã.
Atualmente sua economia encontra-se destroçada e em ruínas. Seu principal produto de exportação é o açúcar, que era concorrente do Brasil no século XVII. Além de outros produtos como a banana, manga, milho, batata-doce, legumes, tubérculos e muito mais.
O país que sofre com conflitos e instabilidade política desde sua independência, já passou por
ditaduras, embargos e sanções econômicas determinadas pelos EUA e a ONU, ocupação de tropas estrangeiras como dos EUA (1915-1934) e do Brasil a MIF (Força Multinacional Interina) desde 2004, que ocorreu de uma solicitação de Bonifácio Alexandre, assim que assumiu a presidência do país de acordo com as regras de sucessão constitucional, após o presidente Aristides, que foi acusado de manipular as eleições de 2000, ter deixado o país, depois de conflitos armados, onde os revoltosos assumiram o controle do norte do Haiti.
Para controlar o país que ainda representa uma ameaça para a paz internacional e a segurança na região, por determinação do CS (Conselho de Segurança) foi estabelicida uma Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela MIF em 1 de junho de 2004, e para comandante foi designado o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro, com um efetivo de 6700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal,Turquia e Uruguai.


Nenhum comentário: